literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/CED UFSC
2020

O livro Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado, publicado em 2019, é uma produção da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, setor vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem como intuito promover a educação patrimonial das crianças por meio do projeto “Aprender sobre história também é coisa de criança”.

A publicação, caracterizada como um livro informativo, tem a concepção pedagógica, pesquisa e texto coordenado por Dalânea Cristina Flôr, a narrativa é permeada com as ilustrações de Sonia Trois e Renata Valentin e as fotografias de Edinice Mei Silva e Jones.

Como o próprio título sugere, a narrativa versa sobre as fortalezas da Ilha de Santa Catarina e tem como narradora um pássaro, o Tesourão, que apresenta  achegada dos portugueses à Ilha, a construção das quatro Fortalezas com fins de proteção: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones, São José da Ponta Grossa e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba; os conflitos com os espanhóis; o abandono das fortalezas pós conflito; a decadência e ruína; a preservação por meio da declaração de patrimônio Histórico Nacional e a adoção da UFSC, em 1979, das três fortalezas da Barra Norte.

A estrutura do livro busca a interação com o leitor por meio de várias artimanhas, desenhar os ovos indígenas que aqui habitavam antes dos portugueses, pintar a ilustração das caravelas; e o código de realidade aumentada, que leva a conteúdos extras a partir de um aplicativo.

A produção alcança seu objetivo de apresentar para as crianças de forma lúdica e criativa a história das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

REFERÊNCIA

FLÔR, Dalânea Cristina (Coord. Tetto e pesquisa). Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado. Il.: Sonia Trois e Renata Valentin e as fotografias de Edinice Mei Silva e Jones. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2019.


AUTORES

Imagens