literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Gato e Sapato
VOLTAR
RESENHA

Por Eduarda Souza
Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSC
Bolsista Monitoria
2013

O livro Gato e Sapato, de Marta Eliane Santos de Carvalho, é um convite à leitura imaginativa, pela narrativa em prosa, que tem como tema as aventuras de um gato preto, personagem principal, chamado Soneca.

A narrativa é conduzida de forma prazerosa e apresenta o gato Soneca que morava com a vovó e o vovô e fazia muitas peripécias. Ao longo da narrativa, a autora vai descrevendo momentos das aventuras do felino.

Soneca adorava calçar um sapato velhinho e furado da vovó, o que fez com que ela tivesse a ideia de fazer sapatos para esquentar os pés de Soneca. O enredo continua com outros momentos engraçados do gatinho, que veste pijama, cai da chaminé na panela de rapadura... E, assim, vão aparecendo outras aventuras de Soneca, que vai à lagoa para pescar, some da casa da vovó e vai até viajar.

A narrativa finaliza quando Soneca encontra uma namorada e volta para casa, com uma gata e mais sete gatinhos.

O livro é bastante lúdico e divertido, as ilustrações, de Bruna Carvalho de Oliveira Nunes, são pontes para ampliar o horizonte imaginativo do leitor, que, enredado pela história, compreenderá melhor as relações com animais.

CARVALHO, Marta Eliane S. Gato e sapato. Il. Bruna Carvalho de Oliveira Nunes. Florianópolis: DIOESC, 2011.


AUTORES

Imagens