literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Incríveis descobertas no dia a dia com diabetes
VOLTAR
RESENHA

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2013

Nhum, nhum, nhum, pim, pim, pim, nhac, nhac, nhac. Assim se inicia a narrativa Incríveis descobertas no dia a dia com diabetes, de Dórias Rocha Ruiz, que conta a história de Tadeu, um menino que passava o dia deitado em sua cama, vendo televisão, brincando no computador, comendo biscoito e tomando refrigerante. O menino está cada dia mais obeso, parece sempre cansado, até quee seu pai resolve levá-lo ao pediatra.

Através do personagem Tadeu, a história aborda como se dá o diabetes infantil, como age no organismo, e traz informações sobre os vários tipos de diabetes, sobre o teste de glicemia, quais profissionais devem ser procurados para o tratamento, sugere a procura por grupos de famílias que tenham problemas com diabetes e a convivência com esta, tendo uma vida saudável.

A obra também traz, em anexo, uma parte explicativa com as temáticas obesidade, insulina ou glicose, hipoglicemia ou hiperglicemia, diabetes melito tipo 1 e diabetes melito tipo 2 e brincadeiras.

RUIZ, Dóris Rocha. Incríveis descobertas no dia a dia com diabetes. Il: Maria Inês Quintanilha. São Paulo: Zagodoni Editora, 2011.


AUTORES

Imagens