literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Livros para África
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Livros para África, de Jura Arruda, apresenta uma narrativa com dois lugares: Luanda, em Angola, e Joinville, cidade de Santa Catarina. Dois meninos, chamados Jorge, fazem parte desses espaços. Além da língua que os aproxima, eles dividem o gosto pelas histórias dos livros.

O menino brasileiro já conhecia muitos países de África, porque desde muito pequenos viajavam com os pais, e de cada um dos países tinha boas lembranças: Moçambique e Guiné Bissau. Os dois se encontram em Luanda, quando o Jorge brasileiro esteve por lá, e viraram grandes amigos, trocaram experiências e livros. E mesmo depois do retorno do menino, continuaram enviando livros um ao outro.

A narrativa é apresentada em seis pequenos capítulos, nas de 66 páginas do livro brochura, e apresenta em seu início um paratexto com explicações sobre o Projeto Omunga, uma grife social que articula parcerias para a construção de bibliotecas e capacitação de educadores de região de vulnerabilidade social, inclusive na África. Na última página, o leitor encontra uma lista de curiosidades sobre lugares, alimentos, rios e escritores de África, todos apresentados durante a história. A narrativa escrita é acompanhada por ilustrações em páginas duplas, de Micheline Móes.

ARRUDA, Jura. Livros para África. Ilustração de Micheline Móes. Joinville: Letradágua, 2013.


AUTORES

Imagens