literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Marcelo e a Evolução do Universo
VOLTAR
RESENHA

por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
Bolsista Pró-extensão
2012

A narrativa Marcelo e a Evolução do Universo (1997), escrita por Rosilene Tondello e ilustrada por Francisco Mibielli, tem como personagens Marcelo e seu amigo Pedrinho. Marcelo é um garoto muito curioso sobre as questões da vida e do universo. Certo dia, enquanto os meninos iam para a escola, Marcelo começou a falar sobre a evolução dos homens e dos animais e Pedrinho ficou admirado sobre o que era evolução e queria saber mais sobre o assunto, e sobre como poderia ele próprio evoluir. 

Marcelo fez uma comparação com o pássaro João de Barro - que já existe há muito tempo e continua com a mesma construção de casa - e o homem - que da época das cavernas à contemporaneidade vem evoluindo nas suas construções. 

No diálogo travado entre os dois meninos, Pedrinho diz ao colega que se esforçava todo dia para ser um filho, estudante e amigo melhor; o outro menino, por sua vez, aponta que isso é evolução, cada dia se esforçar para ser melhor. 


TONDELLO, Ondina Rosilene Fortes. Marcelo e a Evolução do Universo. Il. Francisco Mibielli. Florianópolis: Papa-Livro, 1997.  12p. 


AUTORES

Imagens