literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Marcianita e outras peças
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

O livro Marcianita e outras peças, de autoria de Takashi Severo, publicado em 2019 é composto por uma coletânea de 14 peças de teatro, divididas em quatro categorias: Infantis; Peças de absurdo; Esquetes de Terror e um Auto de Natal.

Marcianita, que leva o título do livro e de uma das peças, é uma homenagem à Kombi do grupo de Teatro Os Bruxos da Corte, que surgiu na praia da Pinheira, em 2004.

Os textos curtos apresentados no livro fizeram parte do repertório encenado pelo grupo, e são adaptações de “contos, romances, inspiradas em canções, quadros, pessoas e falas da vida real” (SEVERO, 2019, p. 8), pescadas “aqui e ali”. O autor também destaca a participação dos atores e atrizes nas peças.

O formato reduzido dos textos é uma escolha estética do grupo, e a publicação tem por objetivo a “descentralização, na democratização da arte” (SEVERO, 2019, p. 8).

Na categoria infantil são apresentados dois textos teatrais: Marcianita e Feio é a pata que te pariu ou A mãe do patinho Feio. As peças de absurdo são: O homem que chamava Teresa; Porca loca; Puro Objeto Perfeito – POP; Os Rinocerontessss; A barata; O Nariz e Cidade dos Ossos.  São quatro os esquetes de terror: A pata do macaco; Veias Mansas; Bem-vindo e Mc Beth. O nascimento do Cristo no Vale da Utopia é no título do Auto de Natal.

As peças de teatro se separam por uma ilustração que leva em conta a temática da história que será narrada. Em cada uma delas são apresentadas as personagens e o roteiro das cenas, com sua descrição.

As ilustrações e projeto gráfico do livro são de Hécate Torres-Angenot e Maria Alice Maurício.

REFERÊNCIA

SEVERO, Takashi. Marcianita e outras peças. São José: Juca Palha, 2019.


AUTORES

Imagens