literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Mariana Fênix e Pedro Centauro
VOLTAR
RESENHA

Por Liliane Alves da Silva
Professora do Colégio de Aplicação – UFSC
2017

Mariana Fênix e Pedro Centauro é umanarrativa ficcional que explora o poder da imaginação de dois adolescentes que estão vivenciando as angústias e a beleza do primeiro amor nos tempos de escola. A história é de Walmor Santos e começa com Pedro e Mariana, paralelamente em seus quartos, lendo um livro, que nos parece literário e mítico: “As aventuras do Cavalo Azul”. Apesar de ser uma obrigação escolar, a leitura acaba por conduzir os dois em uma mágica e deliciosa aventura, assim como contribui para que encontrem uma forma de lidarem com os conflitos e medos dessa fase da vida.

A ilustração de Gabriel Demarchi se limita à primeira e quarta capa, que, por isso mesmo, não interfere na construção imaginária que essa leitura nos leva. A narrativa inicia-se apenas com as imagens do Cavalo Azul, da fênix e do Centauro, que são personagens, e todo o restante, fica por nossa conta. Mas não se preocupem, temos nas palavras do narrador e dos protagonistas lirismo suficiente, que nos dão “asas” e provocam a uma autêntica e bela criação para viajarmos com Pedro e Mariana no dorso de um belíssimo Cavalo Azul.

Pedro é um garoto cheio de metáforas e poesia, reflete sobre sua condição de adolescente, convidando o leitor a viajar no túnel do tempo de sua própria vida, trazendo à tona as mudanças psicológicas e físicas dessa fase e nos lembra o quanto crescer é doloroso e complexo. Mas, não é só isso! Recorda-nos também do encanto e da singeleza dos momentos vividos nessa fase e, principalmente, quando se está apaixonado pela primeira vez. Mariana também encanta! Vive suas angústias, próprias da idade, com confiança, buscando no coração de sua genitora as respostas que darão a ela a coragem e a ousadia para seguir em frente, amar e ser amada!

No desenrolar da história, sonho, imaginação e realidade se confundem. Tudo acontece quando os protagonistas iniciam uma tarefa escolar: ler um livro literário, e nesse sentido o autor imprime nessa literatura, catalogada como infantojuvenil, uma importante reflexão sobre o poder da leitura.

SANTOS, Walmor. Mariana Fênix e Pedro Centauro. Porto Alegre: WS Editor, 2014.


AUTORES

Imagens