literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Martin Luther King
VOLTAR
RESENHA

por Constanza Eliana Prieto Rojas
Acadêmica de Pedagogia – PET Pedagogia - UFSC
2012

O Livro de Maicon Tenfen, Martin Luther King, com ilustrações de Jackson Gebien - todas elas em preto e branco, faz parte da coleção “Aventuras na História”. As demais personalidades, que compõem a coleção, são: Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi, Che Guevara, Cleópatra, Gandhi, Joana D’Arc, Ana Néri, Oswaldo Cruz e Santos Dumont. 

Martin Luther King está divido em oito partes, as quais trazem personagens que dialogam entre si, no formato estrutural de texto dramático. O livro, escrito de forma simples, mas não menos envolvente, convida a conhecer a vida e obra do ativista afro-americano. 

O enredo da história envolve um atirador que deve matar um homem, que é Martin Luther King, e conta um pouco da vida e das ações que esse personagem histórico empreendeu junto ao povo e ao movimento negro dá época até o dia de sua morte. Ao longo da narrativa vão aparecendo pequenos trechos de alguns fatos históricos reais, que foram marcantes na história e que deram sequência ao grande movimento negro, liderado por Marthin Luther King nos Estados Unidos, e que repercutiu no mundo todo. 

Maicon Tenfen apresenta a história de maneira interessante, fazendo aparecer sempre o atirador, pensando sobre como vai matar esse homem público e reconhecido por todos. O próprio atirador sabe que King é alguém respeitado, mas ele deve fazer o seu trabalho e ser profissional. Trata-se de um livro em que o autor consegue envolver e capturar a atenção do leitor, permitindo-lhe acompanhar o enredo de maneira fácil.


TENFEN, Maicon. O sonho que nunca acaba. Il. Jackson Gebien. São Paulo: Sivadi Editorial, s/d.


AUTORES

Imagens