literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Medo
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/CED UFSC
2020

Medo é um livro construído a quatro mãos, linguagem verbal de Carolina Michelini e linguagem visual de Michele Iacocca, publicado em 2019 pela editora SM, apresenta, como o próprio título destaca, a temática do medo, tema recorrente em muitos livros para infância.

Nas guardas por rostos assustados e com cabelos em pé, somos levados a entrar no livro já com o olhar de susto, na folha de rosto a imagem e a sombra de um menino trazem a oposição entre o medo e o riso e um jogo com os sons do medo (Aaaaaaah) e do riso (Hahaha); na página seguinte as duas personagens que serão protagonistas na narrativa (um menino e uma menina, não nomeados) fazem um convite à leitura com letras como se estivessem em balões invisíveis:”Este livro fala de medo! Nossa! E você não tem medo de abrir um livro desses?” (MICHELINI, 2019, p.3).

O medo aparece de duas formas: o medo concreto e o medo ficcional, aquilo que é denominado na narrativa de real e imaginário: “Um tipo de medo dura enquanto dura o perigo... O outro pode ficar o tempo todo na cabeça da gente!” (MICHELINI, 2019, p.21).

A temática do medo aparece nesta narrativa de forma brincante, levando o leitor a pensar sobre seus medos e a repensar a sua gravidade, ou não.

REFERÊNCIA

MICHELINI, Carolina. Medo. Il. Michele Iacocca. São Paulo: SM, 2019.


AUTORES

Imagens