literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Na cozinha do Chef Brasil
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestre em Educação – PPGE/ UFSC
Professora de Educação Infantil – PMF/ SC
2020

Na cozinha do Chef Brasil, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Elma, foi publicado pela editora Paulus. O livro tem na capa inicial a imagem/ilustração de um chefe de cozinha com seu chapéu e camisa branca, segurando uma colher de pau na qual está fixada a bandeira do Brasil. A figura aparece como que recortada e colada sobre um fundo de tom pastel e tem um brilho e transparência destacado. A capa final mantém esse tom pastel amarelado. O livro foi selecionado para o catálogo da Feira de Bolonha de 2012.

Na aba inicial do livro há uma foto e uma breve apresentação de Dílvia e do livro, mas não apresenta dados acerca da ilustradora. Na aba final, há a indicação de outros livros para leitura ou conhecimento do leitor. O livro possui ficha catalográfica e dedicatória. Na página 8 há uma frase de Rubem Alves sobre as velhas cozinhas mineiras e da saudade do que tinha e ocorria por lá. Na página 12, o Chef Brasil é apresentado e a narrativa tem seu início. Nesta página o Chef aparece com um carrinho de mercado, daqueles de fazer compras e, na continuidade, lá está ele no alto de uma construção com sua colher de pau na mão. Na página 15, algumas bandeiras aparecem “temperando” um panelão, e dão a entender a mistura de várias culturas na arte de cozinhar. Nas páginas 22 e 23, o chef apresenta ao leitor uma espécie de cardápio, a ser feito de segunda a sexta feira, e em cada dia da semana o cardápio se propõe a destacar a culinária de cada região do Brasil. Cada região é apresentada em uma folha aberta, ou seja, em duas páginas, e em todas elas aparece a ilustração do mapa do Brasil, com a região destacada e alguns dos ingredientes que poderão fazer parte dos pratos do dia. Na segunda-feira: mocotó, macaxeira, buchada de bode, rapadura; na terça: caldinho de tucunaré, pato no tucupi, guaraná ou açaí; na quarta: feijoada, pizza, Romeu e Julieta; na quinta: leitão à pururuca, quibebe, moqueca, pamonha; na sexta: churrasco, polenta, chucrute, barreado e chimarrão. Cardápios e livro escritos com rimas que mostram uma grande variedade gastronômica do Brasil e do Chef Brasil.

Na página 38 e 39, são apresentados alguns dos pratos indicados no livro; na página 40 curiosidades sobre alguns alimentos, e da página 41 a 45 partituras para piano dos poemas citados no livro; na página 46, há a indicação de um filme, um site e um livro para o leitor conhecer.

REFERÊNCIA

LUDVICHAK, Dílvia. Na cozinha do Chef Brasil. Il.: Elma. São Paulo: Paulus, 2011. 


AUTORES

Imagens