literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Nina
VOLTAR
RESENHA

Por Clara Quentel de Loyola
Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSC
Bolsista PET-Pedagogia/UFSC
Maria Lúcia Pinto Martins
Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSC
Bolsista PET-Pedagogia/UFSC
2020

O livro intitulado Nina, escrito por Danielle Mandelli e publicado em Joinville pela editora Manuscritos, aborda a temática dos sonhos e sua relação com a espiritualidade. A autora conta a história da personagem Nina que trabalha em uma instituição de ensino infantil com crianças pequenas que sofreram a perda de seus parentes mais próximos.

  A personagem realiza um curso titulado a ‘’arte de sonhar’,’ no qual ela estuda sobre seus sonhos e significados, entendendo que cada coisa que ela sonha é uma lição. Por trabalhar com crianças pequenas que passaram por um trauma com a perda dos parentes, Nina tenta realizar esse estudo dos sonhos com seus alunos também, guiando eles até o sono e sempre retomando com essas crianças, ao acordar, o que sonharam. Nina tenta ajudar as crianças interpretando seus sonhos e tentado trazer para o mundo físico suas frustrações e medos, a fim de saná-los.

  Ao longo da história, a personagem principal, que se apresenta muito solitária, faz amizade com Bia, uma colega de trabalho dessa instituição de ensino. Elas acabam se encontrando cada vez mais e ficando mais parceiras ao longo da história. Bia se junta ao curso sobre a arte de sonhar, do qual Nina participa.

  O livro se organiza em 15 capítulos, sendo eles alternados entre a história de Nina no mundo físico e no mundo dos sonhos, o mundo etéreo. A personagem tem sonhos que transmitem sua visão de mundo e a forma como ela vive sua espiritualidade, destacando o quanto ela acredita nas forças dos sonhos e da natureza. A trama da narrativa gira em torno de uma sequência de sonhos dela e de sua amiga Bia, que sugerem que ela está em perigo e precisa de uma forma de se proteger.

Nina vai ao estúdio do tatuador Will para ver um desenho que futuramente servirá de amuleto protetor em sua pele. A personagem tenta entender os sonhos quando acorda e passa a refletir sobre os significados, mesmo que não se lembre de tudo que sonhou.

REFERÊNCIA

MANDELLI, Danielle. Nina. Joinville: Manuscritos, 2017.


AUTORES

Imagens