literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

No palco da vida
VOLTAR
RESENHA

Por Gabriella da Silva Tavares
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2015

O livro No palco da vida, de Cristina Marques e ilustrado por Rubens Belli, faz parte da coleção Toda Arte e foi patrocinado pela WEG, Lei de Incentivo do Governo Federal. Cristina Marques constrói sua história por meio de diálogos e, de forma lúdica, jogos de palavras, unindo brincadeira com aprendizagem.

A narrativa é tecida por meio de diálogos entre o professor de Artes recém-vindo de Angola, Mathias Muzangan, e seus alunos, bem como a relação entre alunos e alunos. O professor vai mostrando o quanto a arte é importante tanto na teoria quanto na prática.

Apesar dos questionamentos dos alunos, o professor Mathias Muzanga conquista a confiança dos alunos Débora, Otávio, Luiza, Eduardo, Luisa, Soraia, Judite, Tais, Jair, Rodrigo e Humberto, e assim  “desafia” os estudantes a construírem uma boa história para ser representada, cabendo a eles escolher como ela seria feita e os materiais que seriam utilizados.

A autora, por meio dessa narrativa, possibilita ao leitor a aproximação com o conhecimento histórico da arte, aplicando também em forma de teatro, mostrando o quão prazeroso pode ser representar e ser livre. Ela nos traz também o desafio de enfrentar os próprios medos e conseguir vencê-los.

Ao final da história Rubens Belli, o ilustrador da história, conta que se inspirou na arte africana e em suas cores e estilos, esculturas e pinturas para compor as ilustrações do livro. Como paratexto, ainda temos o depoimento de Maria Teresinha Heimann, que escreve sobre o teatro e a sua importância. Uma pequena biografia do diretor de teatro e cinema Gilmar Antonio Moretti e também de Pepe Sedrez, diretor da Cia. Carona de Teatro, membro fundador e integrante desde 1995.

Na última folha do livro o leitor encontra uma pequena descrição da autora Cristina Marques e do ilustrador Rubens Belli.

MARQUES, Cristina. No palco da vida. Ilustração de Rubens Belli. Blumenau: Editora do Autor, 2010. 18 p.


AUTORES