literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Nos Passos de Cascaes – Bruxas, Lobisomens e outros Seres Encantados
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Rosa dos Santos
Mestre em Poéticas Visuais – CEART – UDESC
2013

Nos Passos de Cascaes, de Juliana Dalla, é um livro que se utiliza da estrutura do gênero diário de viajante para tecer uma narrativa intimista em primeira pessoa, que passeia pelo universo fantástico do folclorista catarinense Franklim Cascaes, sob um olhar contemporâneo. 

A história se constrói a partir do relato de uma viajante que chega à “Ilha da magia”, tendo como acompanhante seu diário. Com o plano de seguir a trajetória de Cascaes, ela estabelece seu roteiro em quatro localidades ilhoas: Ratones, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul e Centro. Em cada localidade, encontra pessoas que lhe relatam histórias do imaginário fantástico.

A certa altura, o livro transforma-se em uma espécie de almanaque surrealista, em que são enumerados tipos de bruxas, terráqueas e aquáticas; benzeduras com diferentes finalidades; seres alados como o boitatá; além de objetos sobrenaturais, como a pena de pássaro mortalha e escamas de sereias. Toda essa fauna encantada é ricamente ilustrada por Sérgio Magno. Os personagens, representados com desenhos de traços marcante, contrastam com a fluidez aquarelada do fundo, criando um ritmo intenso. O tratamento gráfico do texto também é cinético, palavras e frases ganham corpo e conversam com as ilustrações.

O final da história surpreende, pois, a exemplo de Cascaes, cria um jogo entre o real e o ficcional, um ponto de interrogação lança-se sobre o leitor, e responder ou deixar em aberto só depende dele.

No livro consta, ainda, o “desafio ao leitor”, convidando-o a fazer seu próprio diário de folclorista; um glossário das “palavras curiosas”; e uma breve apresentação da escritora e do ilustrador.

DALLA, Juliana. Nos Passos de Cascaes – Bruxas, lobisomens e outros seres encantados. Il. Sérgio Magno. São Paulo: Noovha América, 2011.


AUTORES

Imagens