literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O assassinato do casal de velhos
VOLTAR
RESENHA

Por Rafaella Machado
Mestre em Educação pela UFSC
2013

Mais um caso que choca a pacata cidade de Santo Anastácio do Roçado é o foco desta novela policial O assassinato do casal de velhos, de Glauco Rodrigues Correa, publicada em 1985, pela editora Mercado Aberto.

Depois de uma chuva intensa, um casal de velhos é encontrado morto em sua cama, pelo seu filho e sua nora. Muitos vizinhos foram ao local para bisbilh... ajudar a família, limpando todo o sangue do quarto e "arrumando" os falecidos para serem velados. Os policiais não ficaram muito felizes com a arrumação e a limpeza da cena do crime, mas dão início às investigações.

Entre capítulos intercalados com a investigação do assassinato e com acontecimentos banais, a busca pelos culpados vai se delineando. Os já conhecidos cabo Turíbeo e Dr. Nonato são os responsáveis pela investigação, juntamente com o soldado Levi. Os vizinhos, novamente, tentam ajudar, contando tudo que viram e (não) ouviram. O homem morto era um antigo açougueiro, mas que virou agiota, por isso, havia muitos suspeitos.

Enfim, as conversas entre o cabo e o delegado é o fio condutor para o esclarecimento dos fatos e quatro hipóteses foram formuladas: 1ª roubo, 2ª vingança, 3ª recusa de empréstimo, e 4ª eliminação do credor, para encobrir a dívida. Com a ajuda de policiais de outras cidades, o delegado tem novas informações. Os assassinos, porém, só os leitores conhecerão.

CORREA, Glauco Rodrigues. O assassinato do casal de velhos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.


AUTORES

Imagens