literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O casarão da esquina e outros contos
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

O Casarão da Esquina e outros contos, de Maicon Tenfen, é uma coletânea de contos para jovens, contos de terror, inspirados e dedicados a Edgar Allan Poe, conhecido escritor americano de terror. O livro é composto por três contos, o primeiro, que leva o título do livro: O Casarão da Esquina, outro, intitulado Trevas Azuis, e o último deles, Os Crimes de Noé Gonçalves.

O Casarão da Esquina conta a história do menino Dinho, que, inconformado com a fome e a pobreza da família, resolve invadir o Casarão de um velho misterioso, para roubar comida para seus irmãos. Dias antes, o menino havia visto o velho dar um beijo em um sapo e em seguida guardar o bicho nojento dentro do bolso do casaco preto, na rua onde trabalhava como engraxate. A fome e a curiosidade o fizeram invadir a casa do velho.

O segundo conto, Trevas Azuis, narra a história de Roberto, que, em certo momento da vida, descobre ter sua vida trocada pela de um impostor, que finge ser ele, e, quando tenta retomar para si sua própria vida, descobre-se imerso em um sonho (ou não) no qual todas as pessoas que ele vê são cópias dele mesmo.

Em Os crimes de Noé Gonçalves, Noé assassina sua esposa e, preso pelo delegado Santino, permanece enclausurado, quando, após um ano, apesar das regalias conquistadas na prisão, também mata sua filha mais velha, que o visitava. Mais um ano se passa, e Noé expressa ao delegado sua necessidade de matar novamente, dizendo-lhe que, se não matasse alguém, seria ele a morrer. Aparece, então, na prisão, um sujeito ruivo, procurando por Noé, e somem os dois, evaporados, deixando apenas um rastro de cheiro de enxofre.

Todos os três contos assumem um diálogo com o leitor, colocando-o em uma posição de tensão, com ares daquelas lendas de interior. Observa-se, também, o uso de uma linguagem própria para o leitor mais maduro, que já tem repertório de leitura. Cada um dos contos é introduzido pela presença de uma ilustração amedrontadora, em preto e branco, do artista Alberto Pinto, para instigar ainda mais a leitura das pequenas narrativas.

TENFEN, Maicon. O casarão da esquina e outros contos. Il: Alberto Pinto. Juiz de Fora: Franco, 2007.


AUTORES

Imagens