O filho do Capitão Trovão

Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC

O livro O filho do Trovão, de Maicon Tenfen e Laurent Cardon, foi publicado pela editora Biruta 2016. Destinado ao leitor criança (mas aquele que já lê de forma mais independente), construído por meio de uma linguagem que não subestima seu leitor, o livro divide-se em nove capítulos e conta a história do super herói Capitão Trovão, que está prestes a se aposentar, de “aposentar as chuteiras” (TENFEN, 2016, p. 6), deixando livres os vilões Malévolo Zuninga e a Liga dos Bárbaros Pavorosos.

Nos seus dias gloriosos, seu “uniforme brilhava no escuro e usava um capacete azul que servia para proteger sua identidade secreta” (TENFEN, 2016, p. 5). O capitão famoso tinha até sua imagem estampada em “álbuns de figurinhas, revistas em quadrinhos e brinquedos de todas as formas e tamanhos” (TENFEN, 2016, p. 5), e “dezenas ou menos centenas de fã-clubes dedicados ao ídolo”. (TENFEN, 2016, p. 6).

O menino Marcos, que é fã do super herói, sonha com a possibilidade de se tornar a pessoa que vai dar continuidade aos grandes feitos de Capitão Trovão, imaginando até que seu próprio seria o herói a se aposentar, “Marcos achava que era filho legítimo do super-herói, ou melhor, filho legítimo do senhor Carlos Torres, o alter ego do Capitão” (TENFEN, 2016, p. 8), para o menino, isso se confirmava, pois os dois tinham até as mesmas iniciais do nome.

Mas, a narrativa vai muito além da apresentação de uma jornada de herói, e trata de assuntos delicados e sensíveis, como o bullying, sofrido pelo menino na escola, ao não conseguir se enturmar, até o alcoolismo do pai, que o mantém distante do filho.

Em entrevista ao jornal NSC, o autor conta sobre a escolha do nome do vilão como uma metáfora, pois a palavra Zuninga, é sinônimo de cachaça, assim como os nomes dos outros vilões: Cascabulho, o Maçangana e o Bitruca, todos sinônimos de álcool. A ideia metaforiza a luta do super herói contra o vício.

As ilustrações de Laurent Cardon complementam a experiência de leitura, ampliando a escrita por meio da imagem.

REFERÊNCIAS

TENFEN, Maicon. Entrevista ao jornal NSC notícias. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/maicon-tenfen-inova-em-o-filho-do-capitao-trovao-seu-primeiro-livro-infantil

TENFEN, Maicon. O filho do Capitão Trovão. Il.: Laurent Cardon. São Paulo: Biruta, 2016.