literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Gato Barbudo
VOLTAR
RESENHA

Por Thayse da Costa Machado
Graduanda do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

O Gato Barbudo é umaobra de Edla Van Steen, que foi ilustrada por Ana Ciça. A história apresenta a vida de um gato que se chamava Cascudo, ele era artista, isto é, pintor e, as vezes, escultor e autor. Ele namorava a gata Cida, que tinha uma família formada por uma mãe muito durona, o pai carteiro, o irmão barbeiro e o avô padeiro.

Um certo dia, Cascudo decidiu comprar um anel de noivado para a gata, ela aceitou o pedido de casamento e todos concordaram com o casório. No entanto, os familiares ficaram preocupados se eles morreriam de fome devido à profissão do gato. Apesar da preocupação, eles casaram e tiveram quatro filhos: Nina, Amanda, Gabriel e Carolina. Eles cresceram e a família aumentou, e passaram a ter netos também. Vale destacar que a profissão de Cascudo deu certo e ele conseguiu sustentar toda a família.

O texto é formado de pequenas estrofes, com dois ou três versos, constituídas de rimas. Cabe ressaltar, que há entre uma e duas estrofes em cada página, e elas alternam com as ilustrações, que são possuidoras de um colorido vivaz. O livro possui nas páginas finais a biografia da autora e uma lista com os livros da coleção Cuca Legal.

STEEN, Edla Van. O gato Barbudo. Ilustração de Ana Ciça. São Paulo: Global, 2000. (Coleção Cuca Legal).


AUTORES

Imagens