literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O jovem rei
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
Professora de Educação Infantil da Prefeitura de Florianópolis
2017

O livro O jovem rei, de Juliano Gonçalves, pertence à coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. O livro tem a capa inicial e final com impressão colorida, e no decorrer da leitura todas as demais ilustrações e impressões são em preto e branco.

O livro possui ficha catalográfica, traz na capa final os outros títulos da coleção e na página 50 há uma foto do escritor com sua biografia. Não há este dado com relação ao ilustrador. Na página 7 é apresentado ao leitor com um breve resumo e a explicação sucinta do que é uma fábula, sugerindo ao leitor mais leituras sobre o gênero. A narrativa é dividida em capítulos, mas as ilustrações parecem sugerir quebras na leitura e possíveis reinícios.

O livro conta a história de um jovem leão, que queria conhecer o mundo e seus súditos, afinal ele era um rei. Dois leões mais velhos acompanhariam o jovem rei em sua missão, mas este quis viajar sozinho, para não perder tempo. E assim foi feito: o jovem leão foi sozinho, rejeitou a companhia dos mais velhos. Em seu trajeto encontrou diferentes espécies de animais, que questionavam seu título de rei. E a cada resposta, outros questionamentos se colocavam: disse à lebre ser o rei, por ser o maior dos animais, mas não conhecia o elefante; disse ao elefante ser o rei por ser o mais bonito dos animais, mas não conhecia o pavão; disse ao pavão ser o mais esperto, mas não conhecia a raposa.

A raposa foi o primeiro animal a reverenciar o jovem leão e a lhe pedir para instaurar a ordem no reino. Assim, acompanhado da raposa, o leão conheceu outros animais e se envolveu em sua conversa. Acabou sendo aprisionado pelos homens, por tentar “salvar” as galinhas a pedido da raposa. O leão foi solto na floresta e no caminho de volta para casa, foi observando a importância de todos os animais que encontrava. Ao chegar de volta à alcateia, falou de seus erros e aceitou a companhia do leão mais velho para sair novamente pela floresta e conversar com os outros animais.

GONÇALVES, Juliano. O jovem rei. Ilustração de Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2007. 56 p. (Coleção Joias Literárias).


AUTORES

Imagens