literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O mundo de Oyá
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Aparecida Rita Moreira
Doutora - PPGL/UFSC
Professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina
2020

O Mundo de Oyá é o primeiro livro de Gisele Marques. Uma narrativa que apresenta uma garotinha curiosa chamada Oyá, que usa tererês coloridos. A narrativa tem início trazendo a ancestralidade através da música e da presença marcante da avó que cobre de carinho a menina. Os espaços da ação narrativa se efetivam na casa da menina e na escola que frequenta.

Na escola, um dia a professora pergunta a Oyá e aos seus colegas de turma o que eles querem ser quando crescer e Oyá não encontra resposta para essa pergunta. Quando a professora de Educação Física diz que ela se parece com um elástico, a menina descobre que quer ser elástico quando crescer, porém não sabe qual a função de um elástico.

Em casa, Oyá pergunta para a avó, que, meio sem entender, responde que elástico serve para prender ceroulas, o que deixa a menina triste e pensativa. Porém, a professora de educação física irá explicar a Oyá que ao compará-la a um elástico estava falando de sua flexibilidade e a leva a um estúdio de dança. Ao ver as meninas dançando Oyá finalmente conclui que quer ser uma bailarina.

REFERÊNCIA

MARQUES, Gisele Nascimento. O mundo de Oyá. Il.: Iris Palo. Florianópolis; Edição da Autora,, 2017.


AUTORES

Imagens