literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O pássaro
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O pássaro, idealizado por Carolina Michelini, e ilustrado por Michele Iacocca, é um livro de imagem que tem como reflexão principal a liberdade. Composto ora de imagens em pequenos quadros, ora em página inteira, convida o leitor a pensar sobre a crença na totalidade da liberdade. O que seria realmente ser livre? Talvez seja essa a grande questão anunciada no livro.

Nas primeiras cenas, vemos um pássaro ser alimentado e acarinhado por duas crianças, mas que, prisioneiro em uma gaiola, sonha com a liberdade o personagem emplumado. A gaiola, símbolo da prisão, é deixada entreaberta e o aprisionado pássaro alça voo. Nas cenas seguintes, são apresentados os percalços sofridos por ele ao se defender de aves predadoras, ao correr de um felino, escapulir da esperteza de um menino e sua funda (objeto quase em desuso).

Com fome, cansado e exausto, o pequeno pássaro desfalece no alpendre de uma casa onde é amparado por um menino e uma menina que o alimentam e o colocam em uma gaiola. A cena cíclica será retomada quando vemos o pássaro sonhador fugindo pela gaiola entreaberta.

MICHELINI, Carolina. O pássaro. Il. Michelle Iacocca. São Paulo: Formato, 2013.


AUTORES

Imagens