literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Pingo de chuva
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro O Pingo de chuva, de Paulo Roberto Ataíde Machado foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1984, e publicado em 1985, na Coleção Pró-criança, Ano 1, exemplar 16.

A narrativa tem como personagem principal Pin, um pingo de chuva, que “vai levando a vidinha de pingo de chuva a pingar pigoleando ao léu” e vive muitas aventuras, pois está em muitos lugares, pingando de diversas formar. Pin é um pingo que adora diversão e tem muitos amigos: plantas, frutas, passarinhos, terra; e a todos rega com alegria.

Algumas coisas, porém, deixavam Pin assustado, como relâmpago e a trovoada; ou pensativo, como o excesso de chuva ou a sua escassez. Essa última deixava Pin muito infeliz. Então, ele é aconselhado pelos pingos mais velhos sobre a existência da diversidade e que a natureza não é única.

MACHADO, Paulo R. A. O Pingo de chuva. Il. Astrid Munch. Florianópolis: LADESC, 1985.


AUTORES

Imagens