literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Presente
VOLTAR
RESENHA

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Você já viu um peru morando em um apartamento? Não? Então, você não conhece Alencar. O livro de Edla Van Steen traz a história de Alencar, um peru que foi dado de presente para a mãe da personagem. A família mora em um apartamento. Ainda bem que é uma cobertura, o que dá a Alencar um pouquinho de espaço. Mesmo assim, não sabendo o que fazer com o peru, a mãe da personagem diz que dará bastante milho, assim irá engordar, para que possam comê-lo no aniversário da menina.

Ouvindo a conversa das duas, Alencar ficou bem preocupado. Decidiu não mais comer, fazer regime e muito exercício, pois peru magro, ninguém quer à mesa. A menina não queria que matassem o peru, por isso resolveu ajudá-lo. A partir daí, exercícios como pular corda, caminhadas, levantamento de peso, flexões, passam a fazer parte da rotina de Alencar. Será que Alencar consegue fugir do destino de ser o “peru da festa”?

O livro, uma publicação da editora Global, foi lançado em 2003 e teve duas reimpressões, a segunda em 2009. As ilustrações são de César Landucci. A história é contada em 21 páginas, por meio das quais, o leitor vai se envolvendo com o peru, ou melhor, com Alencar, e seu esforço para escapar do destino dos perus: ser o prato principal de um dia festivo.

VAN STEEN, Edla. O Presente. Ilustraçãod de César Landucci. São Paulo: Global, 2003.

AUTORES

Imagens