Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis
2017
O livro O presente de Joãozinho, foi escrito por Walmor Santos, e ilustrado por Nicole Dieter. O livro foi publicado pela WS editor. A capa do livro remete à imagem de uma caixa, como que embrulhada para presente, com alguém entrando. Na terceira página, numa ilustração de folha inteira há um menino e quatro caixas fechadas, sugerindo quatro presentes. No decorrer da narrativa aparecem várias as ilustrações de folha inteira, e nas páginas em que tem mais escrita elas, geralmente, possuem ilustrações pequenas, detalhes ou fundos coloridos de bordas ou rodapés. Na última página há a biografia do escritor e da ilustradora, bem como uma imagem que apresenta os dois ao leitor. Na capa final há um breve resumo da história, onde a vida é a resposta do escritor ao melhor presente que alguém poderia receber. O resumo está escrito como que num cartão, fixado numa embalagem de presente. O livro possui na página dois os dados catalográficos.
A história é apresentada como que num diário, onde o dia da semana aparece como título da escrita no início da narrativa, que vai de segunda-feira a sábado, com duas entradas de relato intituladas de tempo de recreio, na terça e na quinta-feira. Nos relatos do recreio Joãozinho pensa sobre sua vida, que, as vezes, é sem graça, e outras vezes é legal. Suspira ao lembrar-se do futebol, das figurinhas e de Juliana. De segunda-feira a sábado o autor vem descrevendo a rotina de um menino que é acordado todos os dias para ir para a escola, toma café com os pais, tem um animal de estimação, porém nessa semana em todos os dias de aula um presente está sempre nos pés da cama do menino assim que ele acorda. Em uns dias presentes que ele acha sem graça, noutros presentes que ele gosta e guarda, assim como sua vida. Os presentes vêm sempre com um cartão, mas o mesmo não é assinado, e Joãozinho não sabe quem está lhe presenteando e, em momento algum, pergunta do mesmo aos pais.
O sábado remete ao poder acordar mais tarde, porém o sono de Joãozinho é interrompido por um telefonema, e brabo ele vai atender, mas escuta do outro lado da linha a voz de Juliana, convidando-o para seu aniversário. Joãozinho corre para o quarto, mas lá não há mais caixas, e ele pensa em encontrar o presente certo para Juliana. O autor brinca, no decorrer da escrita, com comparações de atitudes de personagens como o grito da mãe que é como um tufão, um grito que rasga o sonho, a possibilidade de mastigar ideias, envolvendo o leitor em seus devaneios de um arco-íris, que se finaliza num pudim feito pela mãe, misturando a possibilidade com as impossibilidades da vida, da rotina, do dia a dia.
SANTOS, Walmor. O presente de Joãozinho. Ilustração de Nicole Dieter. Porto Alegre: WS Editor, 2010. 20p.
AUTORES
- Walmor Santos (Escritor)