literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O que dizem os animais
VOLTAR
RESENHA

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

O livro O que dizem os animais foi escrito por Cristina Santos, ilustrado por Anelise Zimmerman, e publicado pela editora Cortez, em 2010. Trata-se de uma narrativa em prosa, distribuída em 39 páginas, com ilustrações que complementam perfeitamente o texto escrito, dando vida, cor e movimento às informações sobre os animais.

No início do livro, encontram-se os dados de identificação, créditos, ficha catalográfica e agradecimentos e, logo após, uma breve abertura em que a autora expõe sua intenção em tratar das espécies da fauna brasileira e suas formas de comunicação e possíveis significados.

Em seguida, a autora brinca com o leitor, estimulando-o a usar sua percepção para as cores verde, laranja e marrom, usadas em folhas de árvores, concomitantemente à história, como sinais que representam as formas de comunicação usadas pelos animais quando estão exibindo o corpo, emitindo sons ou liberando odor. Cristina usa essa sequência dentro da narrativa para mostrar como as espécies se comunicam entre si e com outros animais.

Ao longo da narrativa, as ilustrações convidam o leitor a observar suas cores, traços e técnicas perfeitas para apresentar os animais, que, em harmonia com o texto, mostram como os animais enviam sinais e se comunicam com o corpo (fragata, tangará-dançador, vaga-lumes, borboleta-monarca, borboleta-coruja), com os sons (saguis amazônicos, saguis-de-cara-suja, saguis-de-boca-branca, pererequinha-do-brejo, golfinho-rotador), e pelo odor (lobo-guará, formigas operárias da saúva, sagui).

Entremeando as cores e os movimentos dos animais, a autora traz informações importantes sobre suas formas de vida com muita leveza. E, ao final da narrativa, para quem quer saber mais, ela disponibiliza o nome científico dos animais, onde moram e outras curiosidades. Acompanha, ainda, o livro um encarte com doze questões para o leitor responder sobre o texto.

A narrativa é envolvente e aguça a curiosidade do leitor para saber mais sobre as particularidades dos animais da rica fauna brasileira.

SANTOS, Cristina. O que dizem os animais. Il Anelise Zimmerman. São Paulo: Cortez, 2011.


AUTORES

Imagens