literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Reino de Sabe
VOLTAR
RESENHA

Por Chirley Domingues
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Rita Helena Rabello Martins apresenta-nos em O Reino de Sabe a história de Felipe, um menino glutão que vivia comendo balas, salgadinhos e outras guloseimas. Seu mau hábito alimentar acaba deixando-o fraco e constantemente doente. Até que um dia, chega em sua escola uma nova aluna, chamada Trini. A menina de nome estranho, como definiu Felipe, não veio para a escola apenas para estudar. Na verdade, ela veio com a missão de ensinar o garoto a se alimentar corretamente. De maneira surpreendente, Trini levou Felipe para o Reino do Sr. Sabe, um lugar surpreendente onde as pessoas eram recebidas pelo Seu Batata que apresentava todos as maravilhas dos alimentos saudáveis. Enquanto falava dos alimentos, imagens de pratos maravilhosos com os alimentos eram projetados.

Para a surpresa de Felipe, os pratos eram, na verdade, os que sua mãe preparava em casa e os quais ele relutava em comer. Depois de ser apresentado aos alimentos Energéticos, aos Construtores, aos Reguladores e aos Energéticos Extra, Felipe vê sua imagem projetada na parece e percebe como ele se alimentava mal. Ao identificar o seu mau hábito alimentar, Felipe depara-se com o Sr. Sabe que explica ao garoto o motivo dele estar ali, pois era a única forma de se reconhecer e de perceber a necessidade começar a provar alimentos mais saudáveis. 

Ao se deparar com essa realidade, Felipe é acordado pela professora. Enquanto ela apresentava a nova aluna à classe, Felipe adormeceu e sonhou com o reino de Sabe. O sonho, porém, transformou o menino que “passou a comer de tudo”, tornando-se uma criança saudável e mais feliz.

MARTINS, Rita Helena Rabello. O Reino de Sabe. 

AUTORES

Imagens