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O Senhor Zero
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RESENHA

Por Lauro Junkes
Doutor em Teoria da Literatura (PUCRS)
Professor Titular da UFSC, tendo atuado no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Literatura, até 2010, quando do seu falecimento.

Em nota posfacial, dirigida aos “Senhores Pais e Professores”, esclarece a autora que “este livro tem a finalidade de despertar o interesse da criança dentro da matemática, e incentivar o aprendizado”. Defini-se, pois, claramente, um objetivo pedagógico para a história, não buscando como finalidade primeira criação de um objeto artístico-literário ou preparando uma leitura para incrementar a fantasia.

De fato, a história se desenvolve em torno de personagens que são números, cujo relacionamento, através das operações, vai-se desdobrando. Introduzem-se noções como números primos, pares e ímpares, com operações de adição ou subtração. E em meio aos ritmos variados das danças a que os números se veem impelidos, Dona Adição se aproxima do Sr. Zero, protagonista relegado à inferioridade pelos demais números, para na cadência dos passos, valorizá-lo e re-erguê-lo: sua grande estratégia deverá consistir em colocar-se sempre à direita de todos, posição em que sua importância crescerá, ao valorizar os outros, e tornando-se indispensável para esses. Afinal, esclarece Dona Adição, em sua aliciante atitude valorativa: “Muitos do zero começaram a bultosas somas alcançaram”. E o zero, tomando consciência de suas potencialidades e ocupando seu espaço à direita, deixou todos “surpresos e envergonhados”, cabendo a eles, afinal, reconhecer seu erro.

O livro até distribui, em boas proporções, os espaços destinados ao texto verbal e aos de visualidade ilustrativa. Entretanto, as ilustrações ocupam, muito uniforme e geometricamente, sempre a mesma forma distributiva, tamanho e cor, pouco contribuindo para quaisquer possíveis voos imaginários. Dessa forma, o livro se apresenta certinho, porém pouco criativo.

Referências

COLDEBELLA, Ivana. O Senhor Zero. Il. Neuzali Aparecida da Silva. Blumenau: Livraria Alemã Ltda., s/d.

JUNKES, Terezinha Kuhn (Org.).  A literatura infantojuvenil catarinense na perspectiva de Lauro Junkes. Florianópolis: Copiart, 2012.  p. 81-82. 


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