literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O sonho cria forma
VOLTAR
RESENHA

Por Ana Maria Alves de Souza
Mestre em Antropologia (UFSC/ 2003)
Mestre em Literatura (UFSC/ 2011)
2013

A escritora Cristina Marques, em O sonho cria forma, escreve mais uma história da Coleção Toda Arte. Nela, conta sobre a vida do garoto Leonardo, que tinha como grande paixão as artes plásticas, sendo admirador do artista Leonardo Da Vinci. O garoto Leonardo era uma pessoa estudiosa, criativa e idealista, que não se encaixava em nenhuma turma. Pintou as paredes do quarto e depois o teto, mas seus pais não entendiam sua expressão artística. Depois do colégio, todos os dias, Leonardo ajudava seu pai na oficina mecânica.

Apesar de gostar de pintar, foi quando viu uma escultura de mármore do artista Pedro Monteiro, que decidiu seu futuro. O artista levava a escultura a espaços públicos para estar perto do povo, e isso mexia com seus ideais. Ele foi visitar o artista em seu atelier e tornou-se seu aprendiz, com o ideal de deixar sua marca para criar uma arte que aproximasse o povo na contemplação do belo e do eterno.

A arte do livro foi feita por Rubens Belli, que faz uma nota dizendo ter-se inspirado na arte grega e seu modelo de beleza. Os desenhos são feitos com nuances e contrastes de preto e branco, fazendo ressaltar a importância do volume que, segundo Belli, é o passo mais importante anterior à construção de uma escultura. As cores vêm para tonalizar uma página inteira, deixando ressaltar o desenho.

Há também um pequeno texto sobre a Escultura e a questão do processo de criação, escrito por Maria Teresinha Heimann. Encerrando o livro, há uma seção de duas páginas chamada “Nossos Artistas”, em que são apresentados os escultores Pita Camargo, que colocou uma escultura no fundo do mar, como o artista da história; e Rogério José Hreczuck, ceramista que utiliza diversas técnicas. O livro é parte integrante do Projeto Livro Livre, tendo sua venda proibida, com patrocínio da Weg e da Lei de incentivo à cultura.

MARQUES, Cristina. O sonho cria forma. Il. Rubens Belli. Blumenau: Ed. do Autor, 2010.


AUTORES