literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O tesouro da montanha de pedra
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

O livro O tesouro da montanha de pedra, escrito por Pedro Armando Fossa e Lauro Darós, traz como personagem principal dois irmãos gêmeos: Liz e Fred. No decorrer da narrativa, os irmãos travam diálogos com outras crianças, com uma senhora poetisa, com os pais, com um guarda, com um psicólogo, com um agente de viagens, com um barqueiro e com um guarda florestal.

Liz e Fred brincam constantemente com amigos, num parque em que as proibições são muitas, num parque que é cuidado nos fins de semana para que os adultos possam passear com suas famílias, mas que é abandonado durante a semana, onde só as crianças brincam.

A trama começa quando os irmãos acham um envelope, no parque, endereçado a eles, com um bilhete, onde se lê: “procurem o tesouro na Montanha de Pedra”. Após o terceiro bilhete, as crianças insistem tanto com os pais, que uma série de fatos os leva a, nas férias, irem à Montanha de Pedra. Até chegarem à Montanha os irmãos passam por várias aventuras e situações perigosas. Ao final, reencontram uma pessoa que com eles convivia no parque e que lhes escreveu o bilhete. Descobrem, então, o verdadeiro tesouro.

A escrita do livro traz um narrador que descreve os personagens, e é organizada em 28 pequenos capítulos. As ilustrações, em preto e branco, no decorrer do enredo sugerem ao leitor o percurso da caminhada dos irmãos. O livro apresenta sumário, ficha bibliográfica, um pequeno resumo, e traz a biografia dos escritores e do ilustrador.

FOSSA, Pedro Armando; DARÓS, Lauro. O tesouro da montanha de pedra. Il. Marcelo Pacheco. São Paulo: FTD, 2006.


AUTORES

Imagens