literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O troca-troca dos dentes
VOLTAR
RESENHA

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2013

A fada dos dentes Joaquina e seu ajudante Porcoleta apresentam o livro O troca-troca dos dentes, escrito por Dóris Rocha Ruiz. O livro aborda a temática da troca dos dentes de leite para os dentes permanentes, que, para nós adultos, é algo natural, mas, para algumas crianças, pode ser um momento doloroso de perda.

Na narrativa, Joaquina, a fada dos dentes, vai conversando com o menino, convencendo-o, pois ele está intrigado já que, no restante do corpo humano, os membros e órgãos apenas crescem e não ocorre a substituição, como acontece com os dentes. O menino pergunta o que fazer com o dente e é convencido a colocar num potinho embaixo do travesseiro, pois a fada virá buscá-lo.

À noite, a fada encontra um monte de empecilhos para pegar o dente, além de  o quarto do menino estar muito bagunçado e o dente acabar caindo no chão. Ainda bem que Porcoleta a ajuda e, instalando uma lâmpada portátil, apesar de todas as dificuldades, conseguem pegar o dente de leite. Missão cumprida, o dente é levado e, após ser limpo e tratado, será usado em pesquisas nas faculdades de odontologia.

A obra aborda, também, a questão das células tronco que estão dentro dos dentes de leite, e que podem ser reutilizadas para auxiliar na recuperação da saúde de algumas pessoas. As ilustrações, de Maria Inês Quintanilha, que chamam a atenção das crianças dando um toque de alegria e encanto, são cheias de alegria e coloridíssimas, abordam uma temática, para muitos, traumatizante, trazendo informações, por vezes desconhecida do público, como a questão das células tronco nos dentes de leite.

RUIZ, Dóris Rocha. O Troca-troca dos dentes. Il: Maria Inês Quintanilha. São Paulo: Santos Editora e Grupo Editorial Nacional, 2011.


AUTORES

Imagens