literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O Velho Lobo do Mar
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Rosa dos Santos
Mestre em Poéticas Visuais – CEART – UDESC
2013

O livro O Velho Lobo do Mar, de Tatiane Mileide Danna, com ilustrações de Ismael Martinez Pascoal, tem início com a descrição do ambiente no qual a trama irá se desenvolver: o mar e suas ambivalências, cheio de criaturas incríveis, de surpresas, mistério e perigo. Neste contexto, surge o personagem central da história, Charlie, “o velho lobo”. Charlie é um pescador sonhador que se aventura no mar e, à deriva, acaba em uma ilha deserta. Lá ele passa por desafios e provações. Em meio a adversidades e solidão, ele encontra uma baleia, descobrindo, assim, o verdadeiro valor da amizade.

Trata-se de um texto poético, que se apresenta em verso por um narrador em terceira pessoa e cuja estrutura enfatiza não só a linguagem escrita como a linguagem visual por meio de ilustrações narrativas. Neste sentido, há um “diálogo” permanente entre a narrativa escrita e a narrativa ilustrada ao longo de todo o livro.

O texto, tal qual o mar, apresenta-se de forma insinuante e misteriosa, já que é somente na página 14 que o personagem principal, literalmente, “emerge” no livro. Até ali, a trama apresenta o mar e personagens coadjuvantes, peixes, pato e tubarão. Há também um barco vazio que faz parte do pano de fundo. Nesse momento inicial, a natureza se apresenta quase sem juízo de valor, nem bom, nem mau, a vida e seus instintos.

Existem conteúdos que podem ser trabalhados nas entrelinhas, ao longo do livro, como: o instinto de sobrevivência na natureza, a interferência do homem no habitat de outros seres; de que serve um tesouro numa ilha deserta, como lidar com as dificuldades, o verdadeiro tesouro: a amizade.

O livro apresenta vários paratextos que servem de informação ao leitor, como: agradecimentos, breve biografia da autora e do ilustrador, bem como, uma apresentação ao espetáculo teatral da Trip - Teatro de Animação: “O Velho Lobo do Mar”, do qual se originou o livro. Essa breve descrição conta, ainda, com a referência ao site do grupo àqueles que quiserem aprofundar a pesquisa.

DANNA, Tatiane Mileide. O Velho Lobo do Mar. Il. Ismael Martinez Pascoal. São Paulo: Paulus, 2001.


AUTORES

Imagens