literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Pai sem computador
VOLTAR
RESENHA

Por Rafaella Machado
Mestre em Educação pelo PPGE/UFSC
2013

O livro Pai sem computador, de Amilcar Neves, foi publicado em 1993 e reeditado seis vezes, e vem acompanhado de uma folha de papel impressa com uma "Proposta de trabalho". As ilustrações, de Roberto Barbosa, são em preto e branco internamente, com a capa externa em cores. Na contracapa do livro há uma pequena biografia do autor.

Em seus sete capítulos, vê-se a progressão de uma história que se passa em Florianópolis e tem como protagonista o menino, aliás, o pré-adolescente André, que é filho de André, professor e analista de sistemas. Inicialmente, são apresentados os personagens e, posteriormente, a Ilha, local de nascimento de André Filho, que tem atenção especial em um capítulo onde é contado um pouco da história desse lugar.

A narrativa é em primeira pessoa, sendo o narrador o próprio protagonista, o qual conta suas aventuras na escola, com seus colegas, envolvendo um mistério, que acontece em casa, com seu pai. André, o filho, se dirige ao leitor de maneira que a leitura se desenrole como uma conversa e faz do leitor um confidente. Ao longo da história, existem muitas explicações etimológicas e notas de rodapé, algumas que orientam e justificam a grafia com "desvios" gramaticais, outras explicando gírias ou "estrangeirismos", outras, ainda, explicando conceitos de informática não muito comuns para a época da publicação.

O garoto, além de ter que lidar com os "problemas" de adolescência, sua timidez e paixão por uma amiga de sua irmã; tem que enfrentar o time adversário no futebol e ajudar um parceiro do time com dificuldades em Física, e, ainda, descobre a perda repentina do emprego do pai. Apesar de as coisas parecerem confusas, ele descobre que as pessoas dão a volta por cima e superam timidez e até perda de emprego.

NEVES, Amilcar. Pai sem computador. Il. Roberto Barbosa. 2. ed. São Paulo: Atual, 1993.


AUTORES

Imagens