literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Pedrinho
VOLTAR
RESENHA

Por Douglas Branco de Camargo
Doutorando em Educação – PPGE/UFSC
2013

O livroPedrinho, de Luís Cabrera Delgado, narra a história de um menino que vivencia situações corriqueiras, próprias do universo infantil, utiliza-se da imaginação para continuar sonhando e enfrentando essas situações.

Pedrinho é um menino com deficiência física, personagem principal da sua própria história, carregada de emoções. Ele não tem um braço, mas isso não cerceia sua vitalidade para viver e continua sua história com normalidade. Demonstra que as dificuldades estão presentes, porém desmistifica as impressões dos outros por meio do exemplo de coragem e autoconfiança.

A história ilustra situações enfrentadas por crianças com deficiência e oportuniza percebermos a importância do cuidado com o outro, da atenção e do amor nas relações que nos nutre e fortalece. Ao chegar o grande dia e ser intimidado pelos “dragões”, também é acalentado pela voz doce e o toque da “Senhorita Amável”, que, certamente, ensinou que, para a vida em sociedade, são necessárias as espadas da luz, das palavras e de bronze. Assim, Pedrinho aprendeu a seguir sua viagem.

Um menino ligado ao pai e à mãe aprendera, desde cedo, a arte da imaginação, fascina-se com as coisas pequenas, a seguir sem valorizar as dificuldades, cresceu, aprendeu com seu “tio”, até que seguiu com a “senhorita Vida”.

Uma história de escrita simples, singular, encantadora.

DELGADO, Luís Cabrera. Pedrinho. Il. Francisco Mibielli. Florianópolis: Papa-Livro, 1994. 43p. 


AUTORES

Imagens