Quem já viu um bugio?

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC

Quem já viu um bugio? é o título dolivrode autoria de Denise Patrício, que apresenta ilustrações e design gráfica da empresa Belli Studio e a capa de Rubens Belli. Foi publicaoa pela Editora da FURB, em 1999, e faz parte da Coleção Brincando de Ler.

O livro relata a história de Elisa, uma menina que vivia na cidade grande e que se muda para Indaial. A narrativa entremeia relatos da vida da personagem com descrições de alguns pontos turísticos, peculiaridades do local e informações científicas.

Em Indaial, Elisa confronta a diferença entre a cidade pequena e a grande, como o silêncio noturno que não lhe permitia dormir, acostumada que estava com o barulho provocado por arranques, freadas e buzinadas de veículos.

Na escola, os alunos têm algo em comum: todos gostam de ciências. Esse é o mote para embrenharem-se na mata e conhecerem diferentes animais, dentre eles o bugio, um macaco de pelo vermelho. Elisa pensou em levar um filhote de bugio para casa como animal de estimação, mas os amigos lhe dissuadiram da ideia ao informarem que fora do habitat natural ele morreria.

Ao final da história, o livro apresenta um desenho para ser pintado e texto com informações científicas, detalhadas, sobre os bugios.

PATRÍCIO, Denise. Quem já viu um bugio? Il. Belli Studio. Blumenau: Editora da FURB, 1999.