Rayam e o fantasma do sítio de férias

Por Fabricia Luiz Souza
Graduação em Pedagogia/UFSC
Pós-Graduação em Educação Infantil/UNISUL
Professora de Educação Infantil SME/ PMF

O livro Rayam e o fantasma do sítio de férias narra a história do menino Rayam. Ele era um garoto muito curioso e sapeca, que gostava de incomodar seu vizinho, um senhor já um pouco doente, chamado Antenor que não gostava de ver Rayam “trepado” no muro todos os dias. Rayam também não estava indo bem na Escola...

Sua mãe, incomodada com essa situação pedia com carinho que Rayam não fizesse mais aquilo, que não incomodasse mais Seu Antenor e também que melhorasse suas notas na escola. Se fizesse isso sua mãe prometeu levá-lo, no final do ano, a um passeio inesquecível, no sítio de um amigo.

Rayam cumpriu o prometido a sua mãe e, no início das férias, foi a um passeio inesquecível, levando Dênis, seu amigo de escola. Os dois brincaram no sítio, descobrindo todos os encantos da natureza: pulando, saltando, correndo, subindo nas árvores..., mas têm um grande susto ao se depararem com um fantasma no galpão onde brincavam de esconde-esconde. Embora o susto tenha sido grande, para os meninos essa foi a parte mais engraçada e divertida da viagem.

GONÇALVES, Adriano B. Rayam e o fantasma do sítio de férias. Il. Jomba. Pará de Minas: Editora VirtualBooks, 2011.