literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Respostas para Tudo
VOLTAR
RESENHA

Por Arlete de Costa Pereira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2015

O livro Respostas para Tudo, de Marinaldo da Silva e Silva, conta a história de um menino muito curioso e observador chamado Tudo e que tudo queria saber. Aos três anos, perguntou ao pai o que era engrenagem e teve como resposta “[...] uma peça de encaixar que faz girar o silêncio” (p. 9). Daí para frente, nunca mais parou de perguntar, queria saber não só do silêncio, mas do templo, do vitral, da mola retorcida, da teoria da relatividade, do ser, do cosmo, da água, da religião, enfim, de tudo.

Ao pensar nos conservantes, Tudo pensou como seria bom colocar na memória para acabar com o esquecimento, isso ajudaria a não ter que decorar para as provas. Tudo descobriu que queria ser poeta, espremer a palavra e brincar de ser mágico. Na percepção do pai, o menino “tinha imaginação de poeta” (p. 15). 

A narrativa, em terceira pessoa, inclui diálogos entre o personagem e o pai, a mãe, a diretora e os amigos. O livro, todo em preto e branco, traz ilustrações cheias de detalhes em todas as páginas, inclusive, os números das páginas estão dentro de pequenas lupas, que remetem à curiosidade e ao espírito investigativo de Tudo.

O livro apresenta pequenas biografias do autor e ilustrador nas orelhas da capa e contracapa, respectivamente. Importante destacar que este é o primeiro livro ilustrado por Jhonatan Evangelista, um jovem que estava concluindo o Ensino Médio quando conheceu o autor e recebeu o convite para ilustrar a obra.

SILVA, Marinaldo de Silva e. Respostas para Tudo. Ilustração de Jhonatan Evangelista. Joinville, SC: Areia, 2016. 


AUTORES

Imagens