literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Saída
VOLTAR
RESENHA

Por Lilane Maria de Moura Chagas
Professora Doutora, do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC).
2020

Saída é um dos livros do catarinense Juarez Machado, publicado em 2016com 46 páginas pela Editora Minguilim.  Apresenta ilustrações em que prevalece poucas cores no cenário e coloca em destaque o protagonista em preto e branco.  Este é desafiado a criar muitos movimentos e soluções de saídas para as situações que são apresentadas. E, diante dos movimentos, dos gestos mímicos que ele cria, instiga a pensar se essa era ou não a saída possível. E se há saída, para onde? Haveria outras possibilidades?  Esse é um dos desafios desse livro de Imagem em, que já na capa, Juarez Machado inicia a história, como fez em seus livros Ida e volta (1986) e Emoções (2001).

Nessa narrativa há apenas um homem olhando o horizonte como se estivesse buscando, indagando, procurando algo, e a partir daí o texto visual se desenvolve. Esse é um daqueles livros que provoca a curiosidade e desafia a imaginação do leitor de toda e qualquer idade. O fio da narrativa se dá quando o protagonista encontra um embrulho de presente no meio do nada, no meio de um caminho talvez... E assim, a história se constrói.

Como já mencionado em outras resenhas publicadas, esse autor/ilustrador, nos provoca mencioná-lo para além da escrita e da ilustração. Ele é um artista completo (mímico, desenhista, cartunista, escultor...) que mereceu as homenagens na Feira de Joinville em 2016, data de publicação e lançamento de Saída,e continua merecendo homenagens por todo o mundo, pois Juarez Machado, extrapolou fronteiras, foi um dos percussores do livro de imagem, no Brasil, e hoje é cidadão do mundo.

Este é um bom exemplar para propiciar o interesse, o gosto e a prática dessa outra forma de linguagem. Esse tipo de narrativa constitui-se também um desafio para o trabalho dos mediadores de leitura, para superar dificuldades para realizar o trabalho com textos dessa categoria. Contudo, cada vez mais esse tipo de gênero alcança visibilidade e premiações, possibilitando leitores e mediadores realizarem práticas leitoras prazerosas, obtendo experiência estética e literária como verdadeiras obras de arte. Além disso, por meio dessa categoria é possível constituir leitores de múltiplas linguagens.

Ressalta-se que da capa a contracapa, com todos os detalhes das ilustrações, como ele fez em seus outros textos - é narrado de forma instigante e cheio de surpresas. Dessa forma, como uma porta aberta, imagens conduzem o leitor para o início e/ou saídas para outras histórias e experiências. Esse pode ser o indício da contracapa. Desse modo, faz-se um convite para entrar e mergulhar no “mundo fantástico” de Juarez Machado. “Saída é pura arte e não tem idade para entrar! É só abri”.

REFERÊNCIA

MACHADO, Juarez. Saída. Belo Horizonte: Miguilim, 2016.


AUTORES

Imagens