literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Santa Catarina em Quadrinhos
VOLTAR
RESENHA

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

A obra Santa Catarina em Quadrinhos foi escrita por Valmir Francisco Muraro, ilustrada por Eduardo Oliveira e publicada pela Cuca Fresca Edições, em 2003. O livro está organizado em 64 páginas e apresenta a história de Santa Catarina em forma de quadrinhos. A folha de rosto traz os mesmos dados e ilustrações da capa, e a primeira página apresenta a ficha catalográfica e os dados de identificação da obra. A quarta capa conta, brevemente, sobre o tema e aspectos das biografias do autor e ilustrador da obra.

No decorrer da história, no alto das páginas, há uma espécie de pergaminho, com destaque para os temas abordados em seu interior: os filhos da América, terra cobiçada pelos portugueses e espanhóis, as iniciativas de povoamento português, as fortalezas que pouco protegeram, o tratado de Madrid e Santa Catarina, SC no caminho das tropas, a chegada dos açorianos, sonhos de fartura, escravos africanos: a dor da exploração, conflitos e heróis, economia diversificada, a conquista do oeste, o contestado: caboclos, monges e soldados, modernidade e nacionalização, pracinhas vão à guerra, novembrada, SC também é festa e cultura.

O texto da obra e as ilustrações coloridas, com características próprias das histórias em quadrinhos são um apelo ao leitor para conhecer a história do estado de Santa Catarina de maneira envolvente e divertida.

MURARO, Valmir Francisco. Santa Catarina em Quadrinhos.Il Eduardo Oliveira. 1 ed. Florianópolis: Cuca Fresca, 2010.


AUTORES

Imagens