literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Silêncio
VOLTAR
RESENHA

Por Bianca Araújo
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

Silêncio,de Leoni Edite Narloch Cimardi e ilustrado por Monika Papescu, faz parte do projeto patrocinado pela empresa WEG, pelo Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Instituto Evoluir. O livro foi publicado no ano de 2012 e foi estruturado como uma narrativa curta e suas páginas são preenchidas com grandes ilustrações.

A história é contada pela personagem principal, que, mesmo sem se identificar no início da narrativa, independente da forma de comunicabilidade oral que tentem estabelecer com ela, ela não ouvirá, pois sua comunicação se dá através do olhar, das expressões faciais e das palavras colocadas nas mãos, ou seja, através da linguagem de sinais.

O livro Silêncio traz uma reflexão sobre como as diferenças, na verdade, podem não fazer diferença alguma se soubermos como compreender a melhor forma de dialogar com cada sujeito. É interessante destacar como a afetividade e a comunicação através das expressões é valorizada pela autora, mostrando que um olhar pode ser mais significativo que várias palavras.

CIMARDI, Leoni Edite Narloch. Silêncio. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2012. 15p.


AUTORES

Imagens