literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Sobre os Jardins
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura p. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

O livro Sobre os Jardins, publicado em 2013, teve apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Joinville.

O livro traz as ilustrações de Maria Lúcia Rodrigues, em cores vivas, com a imagem das pinceladas aparentes, apresenta diferentes espécies de flores. Todas as imagens ocupam as páginas duplas junto do texto escrito, conferindo-lhe a característica de um livro ilustrado, no qual ilustração e palavras contam a história juntas, ao se engendrarem-se.

O texto verbal convida o leitor para momentos de contemplação da natureza, quando apresenta características de um jardim florido, e os pequenos seres que compõem junto das flores seus cenários, mostrando formas pelas quais seu surgimento e crescimento dizem muito da sensibilidade humana.

“Um jardim acorda e nos fala em renovação” [...] “Um jardim entardece e fala da paciência, do tempo da semente, das largas esperar...” (FONTES, 2013, p. 8).

Elisabeth também homenageia Carlos Drummond de Andrade, quando traz as pedras como elementos dessa natureza, brincando com a linguagem metafórica, ou como o tempo como formas de visualmente exercitar as experiências humanas.

REFERÊNCIA

FONTES, Elisabeth. Sobre os Jardins. Il.: Maria Lúcia Rodrigues. Joinville: Univille, 2013.


AUTORES

Imagens