literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Tia Sula e Companhia
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Tia Sula & Cia, livro de Sueli Mazzucco, é composto de 47 textos, entre poesias, textos em prosa e trava línguas. Um compêndio de textos, anteriormente publicados pela escritora, em jornais da cidade. Todos os textos trazem como temática principal o contato com a natureza, através da leitura sobre animais, desde os pequenos insetos aos grandes jacarés ou elefantes. E até bichos inventados, como a “patalinha” ou a galipata”. 

A escritora propõe uma forma lúdica de leitura, organizando os textos de forma que o leitor possa brincar com as palavras. E, outras vezes, pela releitura de textos já conhecidos das crianças.

Pequenas imagens acompanham algumas páginas do livro; desenhos de crianças, que ilustram as personagens presentes no texto.

Ao final do livro, a autora aponta uma proposta pedagógica ao leitor, enumerando atividades para serem resolvidas no decorrer da leitura, tais como corrigir gramaticalmente uma das poesias que está com erros de escrita, propositalmente cometidos, ou, ainda, que o leitor crie os desenhos para ilustrar as páginas do livro.


MAZURANA, Sueli Tereza Mazzucco. Tia Sula e Companhia. Orleans/SC: Do autor, 2006. 69p.


AUTORES

Imagens