literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Um dia na vida do sol
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro Um dia na vida do sol, de Irene Rizmann Husmann, foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1984, e publicado em 1985, na Coleção Pró-criança, Ano 1, exemplar 19.

O diálogo inusitado de um menino, Zezinho, com o sol é o elemento condutor dessa narrativa, que tem como temática central apresentar a importância do sol para os homens e a natureza. Um sol que nunca descansa. Quando em um lugar é noite, acolá é dia. A aproximação com Santa Catarina se dá na fala do sol:

- Há alguma semana, eu tive um trabalho enorme. Tive que secar as enchentes de Santa Catarina. Era água que não levava fim. Mas graças a Deus consegui secar tudo. Agora ajudo as plantinhas a se recuperarem. (HUSMANN, 1985, s.p)

As ilustrações de Nice, com traço em preto e branco, intercaladas com poucas cores: amarelo, laranja e azul, dão leveza e simplicidade ao livro, e ampliam o olhar do leitor sobre a história contada.

HUSMANN, Irene Rizmann. Um dia na vida do sol. Il. Nice. Florianópolis: LADESC, 1985.


AUTORES

Imagens