literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Um planeta diferente
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro Um planeta diferente, de Deise Alberton, foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1985, e publicado em 1986, na Coleção Pró-criança, Ano 2, exemplar 31.

Na época adolescente, Deise Alberton estava no ensino Fundamental quando participou, com Um Planeta Diferente, do concurso promovido pela LADESC. A narrativa escrita de forma simples, mas não pueril, apresenta o ficcional planeta Gatoide, os personagens: o Professor Gatúcio Gatulino e o Arquiteto Gatonildo, moradores da cidade Gatolândia, e o desejo deles de conhecer outros planetas.

Criativos e curiosos, o Professor e o Arquiteto criam uma nave espacial com objetivo de visitar outros planetas, porém, a nave servirá mesmo para salvar a vida de vários gatos, quando o planeta Gatóide é atingido por um cometa. Os gatos que se salvam acabam por chegar ao planeta terra, mas, agora, desprovidos da fala.

A narrativa apresentando outro ponto de vista da realidade nos faz refletir, de forma lúdica, sobre o que é diferente ou ser diferente.

ALBERTON, Deise. Um planeta diferente. Il. Sérgio José Meurer. Florianópolis: LADESC, 1986.


AUTORES

Imagens