literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos
VOLTAR
RESENHA

Por Vinicius Pereira
Acadêmico do Curso de Pedagogia – UFSC
e Thamirys Frigo Furtado
Mestranda em Educação – PPGE/UFSC
2015

O livro Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos, publicado no ano de 2011 pela editora Cortez, tem como autora Cristina Santos e ilustrador por Leandro Lopes.

Ariranhas, golfinhos, macacos-de-cheiro, macacos-prego, capivaras, preás e quatis são os personagens dessa história. À primeira vista, percebe-se um livro largo, com 21x28cm, e pouco espesso (24 páginas), com uma bela capa ilustrando golfinhos que parecem brincar no oceano. O subtítulo, “A vida em grupo dos mamíferos”, e o texto da contracapa precedido do nome da coleção “Vivendo em grupo” não deixam dúvida que Um por todos, todos por um é um livro informativo, que traz conhecimentos sobre o comportamento dos animais sociais.

O livro apresenta em sua página inicial, a ficha catalográfica, dados de identificação e agradecimentos. Em seguida, são apresentadas informações sobre os animais sociais, assim como são conhecidos os animais que vivem em grupo, destacando as vantagens dessa vida em grupo. Dessa forma, a autora convida o leitor a conhecer a vida em grupo dos mamíferos e nas páginas que seguem são destacados: Ariranha, golfinho, macaco-de-cheiro, macaco-prego, capivara, preá e quati.

A narrativa traz curiosidades sobre a vida de cada um dos mamíferos, locais onde podem ser encontrados, como se protegem, como se alimentam, o nome cientifico de cada mamífero, entre outras informações. A ilustração complementa as informações e se destaca pelos ricos detalhes utilizados para ilustrar os mamíferos, além das cores escolhidas para complementar as imagens.

Tanto a escritora quanto o ilustrador são profissionais da biologia que buscam conciliar a área científica com sua veia artística, transmitindo conhecimento em uma linguagem lúdica e de fácil entendimento sobre os animais que observamos. Ainda que faça muitas comparações com o universo de ludicidade do leitor, os textos são relativamente longos e não deixam de lado seu caráter científico. O texto de abertura é o mais extenso (uma página inteira) e o mais denso em relação à explicação do que são os animais sociais e da etologia. As páginas seguem o convite para conhecer a vida em grupo de alguns mamíferos percorrendo diversas regiões do Brasil, sem deixar de lado animais caraterísticos do litoral e do vale catarinense.

SANTOS, Cristina. Um por todos, todos por um: a vida em grupo dos mamíferos. Ilustração de Leandro Lopes. São Paulo: Cortez, 2011. 24 p. (Vivendo em grupo).


AUTORES

Imagens