literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Um príncipe triste
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

Um príncipe triste é o livro de estreia do autor e contador de histórias Sig Schaitel, publicado de forma independente, em 2014, pela Cia Mafagafos, com ilustrações de Fabio Dudas. A publicação, em capa dura, tem 40 páginas, também traz um CD com a composição da história.

Usando a técnica da xilogravura, Fabio Dudas compõe as ilustrações que acompanham o texto de Sig. Para tanto, o ilustrador criou imagens envoltas em molduras brancas, com predominância das cores preta e amarelo queimado. As ilustrações preenchem cada uma das páginas duplas, e se caracterizam pela presença de elementos medievais, como arabescos similares àqueles das iluminuras da idade média. As cores escolhidas para o texto visual complementam a experiência narrativa, dando ao leitor a possibilidade de vivenciar (também pelo olhar) a melancolia do menino protagonista da história poética contada.

Para a escrita, Sig recorre à sua experiência da oralidade no contar das histórias, convidando quem o lê a fazê-lo de forma entonada (o modo como as palavras se organizam nas frases propõe a ação). A repetição dos versos também proporciona essa experiência leitora.

Pela linguagem poética, nos apresenta um príncipe muito triste, de uma tristeza tão imensa que nada acalma seu coração,

Era um príncipe muito triste de tristeza melancólica. (SCHAITEL, 2014, p.5)

Não havia princesa, condessa ou camponesa que tirasse a tristeza de seu triste coração.” (SCHAITEL, 2014, p. 6)

 Um príncipe tão triste que nem a viagem mais intergaláctica mudou a tristeza de seu coração, pois é voando em um balão de crepom, para fora do planeta, que o menino resolve fugir.

REFERÊNCIA

SCHAITEL, Sig. Um príncipe triste. Il.: Fabio Dudas. Florianópolis: Cia Mafagafos, 2014.


AUTORES

Imagens