literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Uma aventura no Museu!
VOLTAR
RESENHA

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

A revista Uma aventura no Museu! Foi escrita por Renato Gomes Tapado e ilustrada por Juliana Carlin, publicada em sua primeira impressão, em 2004, e segunda impressão em 2007. É composta por 22 páginas; na capa, apresenta o título e uma ilustração dos personagens abrindo as janelas do museu. Os dados de identificação da obra estão na página final, e a quarta capa traz uma ilustração dos quatro personagens da narrativa com seus respectivos nomes.

A história contada na revista é sobre o Museu Histórico de Santa Catarina, por meio do gênero história em quadrinhos. As ilustrações complementam bem a narrativa e as cores são usadas em harmonia e equilíbrio.

As crianças, Paula e Beto, vão ao museu para realizar uma pesquisa escolar e são recebidas pelo Tempo e a Memória, duas estátuas que falam e se movimentam como seres humanos e orientam a visita pelo museu. Esses são os quatro personagens que dão vida à história.

Sempre sorrindo, as estátuas apresentam o museu, expondo seus personagens, localizações, datações, informações e curiosidades, e as crianças deslumbradas ouvem, observam e passeiam pela história de Florianópolis e do estado de Santa Catarina, conhecem o percurso de transformação e tombamento do palácio Rosado, que recebeu, posteriormente, o nome do importante poeta catarinense Souza e Cruz.

A história termina com um convite para que o leitor faça um passeio pelo museu, trazendo pessoas da escola, família e amigos para apreciarem a programação que contempla música, teatro e exposições. “Voltem sempre...” (TAPADO, 2004, p. 21).

TAPADO, Renato Gomes. Uma aventura no Museu! Il. Juliana Carlin. Museu Histórico de Santa Catarina MHSC, 2004.


AUTORES

Imagens