literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Uma família feliz
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro Uma família feliz, de Marita Deeke Sasse foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1985, e publicado em 1986, na Coleção Pró-criança, Ano 2, exemplar 30.

A narrativa curta e de linguagem acessível joga com as palavras e, cumulativamente, brinca, numa sequência linear, sobre o destino das personagens da narrativa: Pedro, Pedrinho, Pedroca, - três rapazes; Maria, Mariquinha e Maricota – três meninas, e Pito, Pitinho e Pitoco – três cachorros que vão se encontrar e construir suas famílias, cada um do seu jeitinho.

Sem um final moralizante, a narrativa termina em aberto, aguçando, no leitor, o desejo da continuidade. Vale destacar, ainda, as ilustrações de Nice, produzidas em preto e branco com algumas páginas em cores marrom, que dialogam e, por certo,  ampliam a leitura da linguagem verbal.

SASSE, Marita Deeke. Uma família feliz. Il. Nice. Florianópolis: LADESC, 1986.


AUTORES

Imagens