Uma Vida Derramada em Letras

Por Claudia Dellome Maciel
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

A autora Cristina Marques no livro Uma Vida Derramada em Letras, da coleção Toda Arte, com ilustrações de Rubens Belli, conta a história de Dona Dulce e sua leitora jovem, a qual não é mencionado o nome.

Dona Dulce é caracterizada como uma simpática e experiente escritora, com idade avançada e passos lentos, mas sempre doce e simpática. A escritora Cristina Marques relata o encontro de Dona Dulce com uma moça que, em visita a feira de livros, presencia declamando uma poesia, deixando-a curiosa por conhecê-la. Com sorte a jovem logo volta a encontrar a autora em uma barraca com suas muitas obras, com muita emoção a mocinha escolhe um dos livros chamado Ladeira da Memória e com incentivo dela acaba comprando.

A leitora fica muito entusiasmada com a leitura e procura conhecer Dona Dulce melhor, pois o livro parecia contar sua própria história de vida. Assim, procura ela com tantas perguntas sobre o livro, mas ouve então mais uma história da doce senhora, agora sua própria história de amor e paixão, que a fez transformá-la em quem é, com tantas memórias e lembranças de um amor que se foi, mas que permanecem vivas em seus livros, fazendo felizes os que leem suas obras bem escritas.

Dona Dulce, segundo a escritora Cristina Marques, era uma bibliotecária que observava as pessoas que ali procuravam livros de acordo com seus desejos. Também foi orientadora de alguns alunos da escola na qual ficava a biblioteca, assim conheceu um professor que foi a inspiração de suas obras, pois se tornou seu grande amor. A autora conta o quanto Dona Dulce enfeitiçou o coração de sua leitora e que após tomarem chá com biscoitos de araruta e ouvir os relatos, ela ainda sentia necessidade de retornar outras vezes para conversar e montar as suas próprias páginas de vida.

O livro da Coleção Toda Arte possui paratextos na página 28 do próprio ilustrador, que relata como foram desenvolvidas as ilustrações. Na página 29 há um relato de incentivo ao leitor escrito por Maria Teresinha Heimann falando da importância da literatura. Na página 30 tem uma pequena homenagem à Olga Piazera Majcher, que possui grande influência na preservação histórica de um povo.

Na página 31, a carioca e também autora de muitos livros infantis Anamaria Kovác, que vive em Blumenau, é homenageada. Ela publicou em 2008 um livro de memórias com relatos da terceira idade, onde o herói sempre é maior de 70 anos. Na página 32 tem uma pequena biografia a autora Cristina Marques e o ilustrador Rubens Belli.

O livro conta com a primeira capa e quarta capa ilustradas. Na quarta capa aparece o nome dos patrocinadores e também os outros títulos da coleção do Toda Arte.

MARQUES, Cristina. Uma vida derramada em letras. Ilustração de Rubens Belli. Blumenau: Edição do autor, 2010.