literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Vaga-lumes de alegria
VOLTAR
RESENHA

Por Arlete de Costa Pereira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Vaga-lumes de alegria, de Walmor Santos, é um livro de Literatura Infantil e traz 14 poesias ilustradas voltadas para crianças de todas as idades. O autor brinca com as palavras e seus textos cativam pela simplicidade, sensibilidade, criatividade e transitam por temáticas cheias de descobertas, reflexões, imaginação e criatividade. Nos versos estão incluídos personagens como diabinhos, menina beijoqueira, menina sonhando na janela, os óculos da vovó, anjos (feio e bonito), circo, palhaço e muitos elementos da natureza, como terra, estrelas, chuva, luz, dia, noite, trevas.

Logo de início, o autor inclui um metapoema, onde compara o verso com um ovo que sai da boca do poeta como poema novo. E muitos são esses poemas novos com jeito de criança, como em: “[...] a criança sentada na terra, enterra os dedos faz pipi e ri” (p. 14), ou “O poço do futuro jamais se esvazia. Nele mergulho: banho de alegria” (p. 20).

O livro apresenta uma composição de textos escritos com ilustrações que remetem aos desenhos das crianças, com espontaneidade nos traços e uma riqueza de detalhes e cores e ao final, traz uma bibliografia do autor com os principais prêmios recebidos nas últimas duas décadas.

SANTOS, Walmor. Vaga-lumes de alegria. Ilustração de Antonio Maciel. 3. ed. Porto Alegre: WS Editor, 2009. 

AUTORES

Imagens