literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A Ostra
VOLTAR
RESENHA

Por Roseli Soares
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

O livro A Ostra, de Cristina Marques e ilustrado por Monika Papescu, foi publicado em Blumenau, pela Editora Estúdio Criação Bureau, em 2010, e contém 16 páginas. É composto por uma narrativa curta, que traz como protagonista uma ostra.

A história se dá no fundo do mar onde vivia uma ostra em sua concha, presa em uma rocha. Ela era muito tímida e frágil, por esse motivo via todos os acontecimentos através de uma fresta em sua concha. Tinha somente um amigo, que era o cavalo-marinho. Todos os dias ele vinha até ela para saber das novidades e ela as relatava. O cavalo-marinho muito curioso perguntava para a ostra como é que ela conseguia ver todos os acontecimentos por aquela fresta, se ele mal conseguia vê-la dentro da concha, e ela respondeu ao amigo que já está acostumada.

O cavalo-marinho todo atencioso se ofereceu para abrir a concha da ostra, pois ele pensou que ela estivesse presa, porém a ostra agradeceu o seu empenho e falou que sua concha não estava presa, que aquela atitude era uma forma de se proteger dos inimigos. No entanto, o cavalo-marinho lamentou-se por não poder ver sua amiga direito.

A ostra refletiu e percebeu que seu amigo tinha razão. Assim, ela foi abrindo sua concha bem devagar, mas ela não contava com um peixe astuto que estava prestando atenção na conversa e nadou rapidamente para comê-la. A ostra assustada fechou sua concha rapidamente, um grão de areia entrou junto e a partir desse dia ela se fechou por completo em sua concha, ficando triste e ferida. O cavalo-marinho aflito pela ausência de sua amiga pede ajuda para as ostras mais velhas, que o tranquilizam dizendo que é normal, pois ela só está se curando e modificando tudo o que estava errado.

Certo dia surgiu uma rede arrastando tudo que estava pela frente, vindo a se enredar na rocha em que a ostra se encontrava. Os pescadores do barco usaram de todas as suas forças para desprender a rede, e com isso a ostra acabou se soltando da rocha, sendo levada pela mesma. Na superfície a ostra foi pega por um viajante que se encontrava no barco, com ternura a observou tão pequenina e decidiu devolvê-la para o mar. A ostra em agradecimento abriu sua concha e lhe ofereceu sua pérola, o andante agradeceu e a colocou no mar.

Ao chegar ao fundo do mar a ostra encontrou o seu amigo cavalo- marinho, que ficou muito feliz em revê-la. Então, a ostra explicou que precisou ficar presa em sua concha para se curar e transformar o grão de areia que havia lhe ferido em uma linda pérola, e que ela presenteou o viajante gentil que a libertou. A ostra se abriu e falou para o seu amigo que não tinha mais medo, por isso não iria se esconder. 

MARQUES, Cristina. A Ostra. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau, SC: Estúdio Criação Bureau, 2010. 16 p.


AUTORES

Imagens