Por Fabricia Luiz Souza
Professora de Educação Infantil
Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de
Educação de Florianópolis
2013
Ana Cabeluda do pano na cabeça, de Mauro Cesar Bruginski Camargo é um livro infantojuvenil que provoca o imaginário do leitor pela narrativa carregada de ficcionalidade, em que o real e o irreal se enredam.
A personagem Ana apresenta, no início da história, um “Elucidário”, trazendo a identificação de todos os personagens do Vale da Lua Azul, mundo fantasioso criado por ela. Vivendo entre o mundo real e o imaginário, Ana Cabeluda e seu pano na cabeça – que muda de cor o tempo todo – e seus companheiros de aventura, os terríveis, não, os fofinhos, Sapo Feito de Trapo e Zanzão Enchido de Algodão, partem em busca da Chave da Sabedoria.
Fugindo da Bruxa Narizuda, Ana Cabeluda tenta encontrar e compreender o Feitiço de Acra, na Terra de Ozka, circundando o Rio Confuso, e libertar a princesa Iriani da Caverna do Esquecimento.
Ana Cabeluda do Pano na Cabeça é uma história muito envolvente, engraçada e misteriosa, com grandes surpresas a cada página e a cada lugar vivido por essa menina inventiva.
CAMARGO, Mauro Cesar Bruginski. Ana Cabeluda do Pano na Cabeça. Florianópolis: Momento Atual, 2003.
AUTORES
- Mauro Cesar Bruginski Camargo (Escritor)